Facebook Marketing – Um guia Completo para você Ganhar Dinheiro Online

facebook-marketingConhecer a ferramenta de publicidade e modos de como ganhar dinheiro no Facebook são um grande passo para se trabalhar com Marketing no Facebook.

Quando você acessa pela primeira vez o painel o gerenciador e anúncios, se depara com diversas opções para se fazer publicidade e cada uma tem um impacto diferente tanto em orçamento como no alcance de público.

Efetuar propagandas no Facebook sem ter um alvo definido é como atirar no escuro. Você acerta de tudo, causa um prejuízo muito grande e, ao menos que você tenha muita sorte (mas muita sorte mesmo) suas publicidades pagas vão passar longe do público alvo correto. E isto é um desperdício gigantesco de seu precioso dinheiro.

Digamos que você foi lá, fez um trabalho cuidadoso para traçar o perfil de seu Avatar (público alvo), pesquisou e segmentou corretamente o público alvo e agora vai criar seu anúncio. Ainda existem fatores determinantes para o sucesso de sua campanha como “escolher o objetivo”, “orçamento”, “título”, “texto” e “imagem”.

Tudo deve ser feito de forma estratégica. Aqui não há espaço para o “achismo”. Existem fórmulas de anúncios testadas exaustivamente até chegar a comprovação de suas eficácias.

 

Um profissional de Facebook Marketing tem que ter em mãos:

 

1# – Conhecimento de seu Avatar:

 

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Esta, sem sombra de dúvidas, é considerada não só pelos profissionais de Facebook Marketing mas também por profissionais de Marketing Digital em geral, a peça fundamental para o sucesso ou fracasso de uma campanha. O Avatar nada mais é do que a presença virtual do seu cliente na internet. Quando se estuda o Avatar buscamos conhecer principalmente:

  • Idade;
  • Sexo;
  • Interesses;
  • Escolaridade;
  • Faixa de Renda;
  • Localização Geográfica;
  • Comportamentos;

 

Enfim… tudo o que possamos levantar de dados para traçar uma estratégia de publicidade. E porquê isto é fundamental? Imagine você comercializando um produto de emagrecimento em que, a maioria dos clientes (Avatar) sejam mulheres na faixa dos 25 a 35 anos de idade localizadas na região nordeste do Brasil.

E quando você for configurar sua campanha no Facebook ADS, você ignora esta informação e coloca para que seu anúncio seja exibido tanto para Homens quanto para Mulheres de todas as idades localizados em todo território nacional. Sabe o que irá acontecer? Nada! E isto é um desastre total.

Você pagará para o Facebook exibir seu anúncio para todo o tipo de pessoa em todo o Brasil e “rezará” para alguém clicar nele e comprar.

Isto não é estratégico e você estará jogando seu dinheiro fora. Aqui é onde muitos fracassam e ficam desestimulados em prosseguir com o sonho de como ganhar dinheiro no Facebook. Mas você agora tem esta informação valiosa e pode começar quilômetros à frente da concorrência. E se quiser se sair extraordinariamente melhor recomendo seguir a metodologia do Facebook Ultimate.

 

2# – Segmentação de seu público alvo:

 

sementação-publico-alvo

 

Após traçar o perfil do seu Avatar é fundamental saber encontrar ele dentro do Facebook. Para isto existem técnicas e ferramentas específicas. Saiba que quanto mais acertada for a segmentação para seu Avatar mais barato sairá a sua campanha. Isto significa investir pouco e lucrar muito;

3# – Objetivo de suas campanhas:

 

objetivo-campanha

 

O Facebook oferece uma série de objetivos para sua campanha de anúncios. Elas podem variar desde levar alguém para seu site/e-commerce/blog/produto-afiliado até para aumentar a exibição de um vídeo ou alcance de uma postagem. Saber escolher corretamente o objetivo é determinante para o sucesso de sua campanha;

 

4# – Orçamento para suas campanhas:

 

orçamento-campanha

 

Saber o orçamento que cada campanha necessita lhe ajuda no planejamento estratégico e econômico. Deve-se levar em conta alguns fatores importantes como a duração da campanha e objetivo. Neste ponto ter fórmulas prontas, testadas e comprovadas para o funcionamento dos anúncios lhe poupara muito dinheiro;

 

5# – Imagens de alta qualidade e que respeitem as regras do Facebook:

 

escolher uma boa imagem

 

A comunicação visual dentro do Facebook é algo muito explorado por profissionais de marketing. Colocar imagens sem conexão com o anúncio acabam por muitas vezes baixando a quantidade de cliques e, consequentemente, deixando mais caro as campanhas.

O Facebook sempre recomenda o uso de imagem de pessoas ao invés de objetos, ou de pessoas interagindo com objetos. É muito importante também, saber quais imagens o Facebook terminantemente proíbe.

Por exemplo, no nicho emagrecimento ele não permite imagens que remetam a um padrão de beleza ou “corpo perfeito”. Neste ponto o melhor é investir em imagens que remetam a uma alimentação ou vida mais saudável.

6# – Títulos e textos persuasivos capazes de levar os usuários a clicar em seu anúncio:

 

texto-para-comprar

 

O campo de título e descrição dos anúncios são curtos. As pessoas também não querem ler longos textos. Então você precisa capturar a atenção da pessoa nas primeiras linhas. Para isto existem os chamados “gatilhos mentais” que se utilizados de forma adequada para anúncios no Facebook são capazes de prender a atenção e gerar uma alta taxa de cliques.

Fórmulas como a “D+B+O”, “ReAds” e “Ez1L” apresentadas no Facebook Ultimate são capazes de aumentar a taxa de ROI (retorno sobre o investimento) em até 7000%;

 

7# – Saber analisar o que precisa ser modificado em seus anúncios para que alcancem potencial máximo (isto chama-se otimização):

 

escalar-marketing

 

Este provavelmente é o último estágio de uma campanha. Depois de você selecionar o Avatar, segmentar, objetivar a campanha, estabelecer o orçamento, escolher a dedo suas imagens, caprichar no texto do anúncio suas campanhas e colocar elas para rodarem você irá observar que existe um “ciclo de vida”.

Ela irá alcançar o ápice e começará a perder forças. Mas isto não significa que é o fim! Se você souber analisar pontos fortes a serem explorados em suas campanhas, elas podem ainda ganhar um fôlego a mais e aumentar a forma de como ganhar dinheiro no facebook.

 

Vou abordar agora, um pouco mais sobre os objetivos das campanhas para que você possa entender como cada uma funciona.

Os objetivos das campanhas basicamente se resumem a:

 

Facebook-Marketing-Objetivo

 

  1.  Impulsionar suas publicações: Faça mais pessoas verem suas publicações na Página e se envolverem com elas. Aqui o objetivo é ter mais curtidas e compartilhamento a partir de uma postagem em sua Fan Page;
  2. Promover sua página: Aqui o objetivo é expor sua Fan Page para o público alvo e obter mais curtidas em sua Fan Page. Excelente para aumentar a prova social de uma marca ou personalidade;
  3. Enviar pessoas para o seu site: Este objetivo é bem claro. Ele visa enviar as pessoas do Facebook para o seu site a partir do seu anúncio. É um dos objetivos mais utilizados para promover produtos, e-commerces, afiliados, blogs etc…
  4. Aumentar Conversões no seu site: Este objetivo visa aumentar determinada ação em seu site. Seja compra, seja cadastro de e-mails, seja download de algum arquivo;
  5. Obter instalações para seu aplicativo: Este tipo de anúncio é otimizado para atrair pessoas interessadas em instalar determinado tipo de aplicativo. É excelente para anúncios em dispositivos móveis;
  6. Aumentar o envolvimento com seu aplicativo: Tem por objetivo a incentivar as pessoas a usar o aplicativo instalado. Grande parte dos aplicativos são gratuitos para instalar. A forma que os produtores acham para monetizar e ganhar dinheiro com tais aplicativos é vender funcionalidades dentro do aplicativo.Por exemplo: compra de dinheiro virtual, comprar acessórios para melhorar o desempenho dentro de um jogo, liberar mais filtros para um aplicativo de fotografia etc… Por isto, após a instalação é imprescindível incentivar os usuários a utilizar o aplicativo;
  7. Alcançar pessoas próximas à sua empresa: Se você possui um negócio físico este é o objetivo que você vai precisar. Nele você pode restringir o alcance de suas publicidades às proximidades de seu negócio;
  8. Aumentar a participação em seu evento: Ao criar um evento, você pode potencializar o alcance do mesmo e até viralizar no Facebook utilizando este objetivo;
  9. Fazer as pessoas obterem sua oferta: Promova descontos ou outras ofertas para as pessoas aproveitarem no seu estabelecimento;
  10. Obter visualizações de vídeo: Ideal para promover vídeos que mostrem cenas dos bastidores, lançamentos de produtos ou histórias de clientes para aumentar a conscientização sobre a sua marca. Isto faz a sua autoridade sobre o assunto ser fixada de forma poderosa;

Após definir seu Avatar, segmentar o público alvo e escolher o objetivo da campanha, o profissional de Facebook Marketing deve escolher estrategicamente como será aplicado o seu orçamento:

  • Se haverá um limite a ser gasto diariamente;
  • Se haverá prazo de início e término;
  • Se será pago por:

a) Impressões: Você paga a cada 1000 visualizações. O anúncio é exibido para as pessoas quantas vezes forem possíveis. É o que chamamos de CPM;

b) Pagar por Click: Seu anúncio é veiculado para as pessoas com mais probabilidade de clicar no link do seu anúncio. Neste caso você paga por cada click no link. É o que chamamos de CPC;

  • Aonde ele será exibido: Se no Feeds de Notícias (também chamado de feeds Desktop), se na coluna lateral direita (também chamada de “sidebar”), se nos dispositivos móveis (chamado também de Mobile) ou em uma combinação entre elas. Ex: Desktop + Sidebar + Mobile ou Desktop + Mobile ou Sidebar + Desktop etc…

Aqui também é definida a imagem de seu anúncio. Uma sacada importantíssima é que imagens de pessoas sejam pessoas felizes ou interagindo com objetos tendem a chamar mais a atenção do que imagens com objetos, paisagens, animais etc… Outra dica importante é que não é permitido que palavras ocupem mais do que 20% da imagem. Exceder este limite causa a reprovação de anúncios.

E por fim a definição do título e texto do seu anúncio. Aqui você vai precisar utilizar todo o seu potencial e conhecimento em Facebook Marketing. Não adianta nada ter caprichado nas etapas anteriores e na hora de “empurrar a bola para o fundo do gol” você escorregar (afinal estamos falando de ganhar dinheiro no facebook).

escrita-facebook-marketing

É aqui que muitos falham miseravelmente. Por isto é bom ter em mente o que pode ou não ser escrito no anúncio. Não é permitido, por exemplo, chamadas apelativas como “ganhe dinheiro trabalhando pouco” ou “emagreça X kg em uma semana sem esforço” ou “conquiste qualquer homem/mulher com estas técnicas” … eu poderia citar uma diversidade de termos que causam reprovação e até bloqueios de contas de anúncios.

A regra aqui é bem simples! Não faça promessas exageradas ou que necessitam de outros fatores para se concretizar. Por exemplo, é possível ganhar dinheiro trabalhando pouco, mas isto depois de se ter trabalhado muito para construir toda uma estrutura de negócios. Ao escrever que a pessoa ganhará dinheiro trabalhando pouco, causa a impressão que ela vai conseguir isto de maneira fácil e imediata e isto não existe a não ser que ela ganha na loteria.

O mesmo se aplica a emagrecer sem esforço e aqui tem um agravante! Cada pessoa tem um biótipo diferente e perder peso em alguns casos nem sempre significa saúde. Pessoas com o mal da Anorexia, apesar de estarem magras sempre acham que estão acima do peso. Portanto deve-se tomar cuidado com estes tipos de anúncios.

No caso de conquista, sabemos que existem muitos fatores pessoais e individuais tanto para quem quer conquistar alguém como pela pessoa ao qual ela deseja conquistar. Então as sacadas para estes nichos são:

  • Nicho Ganhar Dinheiro: O foco deve ser o empreendedorismo ou como montar um negócio lucrativo a partir da internet por exemplo. As pessoas querem ganhar dinheiro na internet, deve ficar claro que você não está oferecendo um emprego mas sim uma forma dela empreender a partir de casa;
  • Nicho Emagrecimento/Saúde: Aqui o foco não deve ser a busca do corpo ideal (evite imagens que remetam a isso também ok). O foco é alcançar uma vida saudável;
  • Nicho Relacionamento: Aqui o foco não deve ser a conquista amorosa, mas sim as técnicas para ser mais sedutor(a);

 

Um entendimento que todo profissional de Facebook Marketing deve ter é que não se fecha negócios dentro do ambiente do Facebook. O objetivo é sempre o “clique”. É fazer o visitante clicar no seu anúncio e direcionar ele para onde será fechado o negócio.

Com certeza esta uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro. Sabendo disso existem técnicas e palavras chaves que tornam seu anúncio irresistível e praticamente impossível de ser ignorado. O Felipe Moreira compilou padrões de anúncios que dão certo e desenvolveu fórmulas para serem aplicadas a qualquer nicho e que dão resultados incríveis.

Como por exemplo sua fórmula D+B+O que é abreviação de “Dor + Benefício + Objeção”. Na prática você apresenta uma dor que seu avatar tem, mostra um benefício e quebra uma objeção. Um bom exemplo da fórmula D+B+O sendo utilizada na prática:

Exemplo anúncio DBO

 

Este é um exemplo da D+B+O sendo aplicada na campanha do Jordan Belfort o “Lobo de Wall Street”. Ele veio palestrar no Brasil no ano de 2015. Veja a estrutura do texto:

 

  • “Dificuldades para fechar Vendas?” = Dor;
  • “Pegue as Técnicas Atuais do Sistema Número #1 de Persuasão de Jordan Belfort…” Benefício;
  • “… Aplicáveis a Qualquer Área do Mercado.” Quebra de Objeção, ou seja se as pessoas se pergunta se
    servem para meu negócio, aqui já responde que é aplicável a qualquer área do mercado!

Genial! Com a aplicação desta fórmula o Felipe Moreira e sua empresa de Facebook Marketing, obtiveram um retorno de mais de 1000% sobre o investimento no anúncio. E isto somente com a aplicação de uma de suas fórmulas.

A compilação desta e demais fórmulas, bem como a descrição de cada uma e como aplica-las ao seu negócio (mesmo se você estiver começando do zero) encontra-se dentro do treinamento de Facebook Marketing chamado Facebook Ultimate.

Mas eu separei aqui para você a oportunidade, em primeira mão, de obter 3 das melhores fórmulas deste treinamento totalmente de graça. E para isto é só CLICAR AQUI.

Não se esqueça que é fundamental ter uma Fan Page otimizada para começar a rodar anúncios dentro do Facebook. Se você ainda não tem uma ou precisa otimizar a sua, leia nossa matéria sobre Facebook Fan Pages.

Se ficou interessado em conhecer um pouco mais sobre Fórmulas de Anúncios, Segmentação Ultra Específica, Avatar, Otimização de Campanhas entre outros fatores que lhe apresentei e que estão dentro do treinamento Facebook Ultimate, saiba que uma análise completa deste treinamento e você pode conferir minhas impressões sobre ele CLICANDO AQUI.