Facebook Fan Page – Criando uma Página Otimizada no Facebook

Fanpage-FacebookSe você utiliza ou pretende utilizar o Facebook como forma de ganhar dinheiro na internet com certeza você precisará criar uma fan page.
Diferente do perfil, que é o primeiro contato que um usuário tem com o Facebook, uma fan page contém recursos, extremamente valiosos, voltados para o uso profissional. Com ela você pode alcançar um número praticamente ilimitado de pessoas dentro do Facebook enquanto que em um perfil convencional você pode adicionar somente 5 mil pessoas em sua rede de amigos.

Criar uma fan page, na prática, pode parecer algo bem simples e intuitivo. O Facebook apresenta as opções para que você decida em qual categoria ela melhor se enquadra e você vai preenchendo as informações conforme solicitado.

Mas um profissional de Facebook Marketing sabe o potencial que uma Fan Page tem, e sabe que a criação dela, assim como tudo no Facebook, deve ser feita de forma estratégica. Criar uma fan page sem ter em mente um objetivo claro é como atirar no escuro e torcer para acertar no alvo. As chances de um, catastrófico, desastre acontecer são muito grandes. Por esta razão devemos traçar no papel o que queremos, qual vai ser o perfil de seu projeto dentro da Facebook Fan Page e cria-la de forma otimizada para seu negócio.

 

Mas o que significa construir uma Facebook Fan Page otimizada?

 

Significa preencher cada dado, desde a escolha da foto de capa e perfil, de forma pensada e estratégica para que ela traga conversões para seu negócio. Pensando nisto o mestre Felipe Moreira que é um profissional reconhecido na área de Facebook Marketing, criou um vídeo onde ensina, passo a passo, a como criar uma Facebook Fan Page otimizada do zero e você pode acompanhar esta aula no vídeo logo abaixo:

 

Obs* Agora é obrigatório estar logado no seu perfil para criar uma fan page.

Como podemos observar cada campo é preenchido de forma estratégica, pensando no melhor posicionamento tanto dentro do Facebook como nos buscadores externos (google, bing, yahoo etc…).

Agora que você criou sua Fan Page, existem outras estratégias como otimizar a aparência e trabalhar frequência e conteúdo de postagens. Uma excelente dica é conhecer as dimensões da foto de capa, para que você coloque o arquivo nos padrões para a melhor exibição possível. Colocar uma foto de capa em formato *.jpg ou *.bitmap fazem com que a qualidade caia drasticamente.

A foto de capa é praticamente seu cartão de visita. Se o visitante chegar e ver algo embaçado, desfocado enfim de má qualidade ele já começa a se questionar se o conteúdo oferecido será bom ou não.

Prefira imagens limpas, com pouca escrita e no formato *.png . Se escrever algo na capa, faça em forma de “check-list” de forma objetiva para que o visitante entenda o que irá encontrar. Veja o exemplo abaixo:

 

Capa-Facebook-Fan-Page

 

Veja como não agride ao visitante com excesso de informações e com este check-list na lateral direita o visitante já tem a noção do que vai encontrar de conteúdo. Observe, também a qualidade na imagem. Ela não está serrilhada ou com aqueles quadradinhos típicos de imagens muito pequenas que foram redimensionadas (esticadas). Isto porque a imagem acima já foi criada dentro das dimensões que o Facebook utiliza e também no formato *.png que é o mais adequado para esta rede social.

 

Mas quais são as dimensões que devo utilizar na capa de minha facebook fã page?

 

Para responder sua pergunta, utilizarei a ilustração de Jon Loomer, grande referência americana em Facebook Marketing:

 

dimensoes-capa-fan-page

 

Colocando em números para você:

 

  • Foto de Capa deve conter uma imagem de 815px de largura por 315px de altura;
  • Foto do Perfil de conter 180px de altura por 180px de largura;

Aqui tem uma sacada muito legal! O nome da Fan Page fica em Branco, então evite esta cor de fundo para sua capa. Também evite imagens com fundo branco em sua foto de perfil.

Agora outra sacada genial é traçar uma faixa mais escura na parte inferior da imagem para destacar o nome de sua fan page e também os botões de ação (curtir, seguir, enviar mensagem…). As dimensões desta faixa dentro da imagem de capa são 64px de altura por 667px de largura. O resultado deve ficar parecido com o modelo de capa que postei logo acima.

Neste ponto você já criou sua fan page, já preencheu os dados de forma estratégia e já criou a foto de capa e perfil para sua fan page. Agora você deve se focar nas publicações. E isto pode ser feito de 2 formas:

 

  1.  Orgânicas: São as postagens comuns e gratuitas que você deve fazer diariamente. Não faça somente postagens publicitárias, ou seja, propagandas de algum produto/serviço. Você deve oferecer conteúdo de valor para seus usuários. A regra aqui é a 80/20 ok? São 80% de conteúdo que vão agregar algum valor para seus curtidores e 20% será a publicidade.

    Estatisticamente esta fórmula converte muito mais e fideliza seus fãs. Mas o que é postagem de conteúdo?Não pense em longos artigos escritos.

    O que você quer são postagens que gerem engajamento ou seja a interatividade com os fãs. Dê a preferência para postagens de imagens e vídeos. Fotos que convidam o usuário a responder algo são excelentes.

    Por exemplo “quem está online escreva bom dia” ou “uma boa tarde a todos” ou ainda “Encontre o erro nesta imagem”. Consegue entender? Você está interagindo com seus fãs. Charges ou “memes”que remetam ao seu nicho de atuação também são excelentes para gerar engajamento. Recomendo, no início, uma frequência de 3 a 5 postagens diárias;

  2.  Patrocinadas: São as postagens pagas via Facebook ADS. Com elas você pode expandir o alcance de suas publicações para fora de sua facebook fan page. Com este recurso você consegue:
    • Atrair mais fãs para sua fan page;
    • Obter mais visualizações para seus vídeos;
    • Aumentar o alcance de suas postagens (impulsionar);
    • Promover produtos e sites que estão fora do Facebook;
    • Criar listas de e-mails;
    • Promover a instalação e uso de aplicativos;

 

Enfim… uma gama de possibilidades, com opções incríveis de filtragem de público (segmentação). Eu abordo o assunto Facebook ADS com mais amplitude em um artigo especial. Você pode conferir ele CLICANDO AQUI.

Você pode ainda potencializar o alcance de suas postagens e publicações integrando sua fan page a outras redes sociais como Twiiter, Google Plus, Instagram, Youtube… Existem aplicativos próprios para isso e você consegue instala-los e configura-los facilmente em sua fan page.

Como vimos a Facebook Fan Page é um recurso poderosíssimo e indispensável para você que quer ganhar dinheiro no Facebook. E digo que o que foi mostrado até agora é só a “pontinha do iceberg”. Você ficaria espantado na quantidade de recursos que estão a sua disposição e que muitas vezes são deixados e lado simplesmente por não conhecer.

Por isto a melhor e mais acertada estratégia no momento é aprender com quem já errou tudo o que tinha que errar, gastou tudo o que tinha que gastar com testes e mais testes e agora oferece somente o “filé” ou seja, tudo “mastigadinho” para que você pegue e coloque em prática de forma simples e descomplicada.

É exatamente isto que muitas pessoas têm feito para conseguir resultados incríveis. O mestre Felipe Moreira compilou tudo o que você precisa saber para sair do zero e montar seu negócio altamente lucrativo dentro do Facebook e de forma muito simples e eficaz através do Facebook Ultimate. Eu escrevi uma matéria completa sobre este treinamento e você pode conferir CLICANDO AQUI.